domingo, 6 de dezembro de 2009

Curiosidade

PERSONALIDADES E O GLAUCOMA
Inserido em 21/01/2009 - 13:43 — Jean
O glaucoma também tem feito parte da biografia de personalidades conhecidas por desempenharem papéis importantes no mundo da arte e da política.
Uma dessas biografias, que originou um filme em 2004, é a de Ray Charles Robinson, músico nascido na Geórgia, proveniente de família pobre e que ficou cego aos seis anos, época em que tratava o seu glaucoma congênito através de remédios caseiros. Quando perdeu a visão, Charles já sabia piano e na adolescência aprendeu a compor e escrever arranjos em braille. O seu estilo único, distinto e emocional o fez um dos artistas mais influentes de sua geração.
Tenor, compositor e produtor musical italiano, Andrea Bocelli gravou quatro óperas. Ele nasceu em 1958 com glaucoma congênito e ficou completamente cego quando tinha doze anos por causa de um acidente que ele sofreu quando foi atingido na cabeça jogando futebol. Depois de trabalhar por um ano como advogado, passou a ter aula de canto e se dedicar em tempo integral para a música, que o levou a concertos premiados por todo o mundo.
Um exemplo mais próximo de superação é o do produtor e apresentador de rádio e tv Dudú Braga. Dudú, como é chamado Roberto Carlos Segundo, filho do cantor Roberto Carlos, nasceu com glaucoma congênito que o fez perder a visão do olho direito e o fez conviver com 30% da visão do olho esquerdo. Ele sempre foi amante do surf e tinha uma vida absolutamente normal até os seus 22 anos, quando ao voltar de Maresias com a namorada e percebeu uma mancha preta em seu campo de visão. Dudú havia sofrido um descolamento de retina, comum em casos graves de miopia como o dele. Duas semanas depois ele se mudara para Houston, Texas (EUA), onde foi operado 7 vezes em dois anos. A sua perda de visão foi gradativa, o que, segundo ele, ajudou na sua adaptação. Hoje ele tem baixa visão e enxerga 5% com o olho esquerdo.
“A cegueira foi gradativa, a partir dos 22 anos até os 24. Nesse tempo, fui me adaptando e me acostumando com a nova situação. Fiquei com um monte de questionamentos, natural em quem fica com deficiência. O apoio da minha família e amigos foi super-importante. Mas o impacto maior foi a perda da mobilidade, seguida do período de adaptação. O que me ajudou também foi o meu bom-humor.”, disse Dudú em entrevista à AME.
Barbosa Lima Sobrinho foi um jornalista consagrado e escritor, além de deputado federal e governador do Pernambuco. Foi acometido por um glaucoma que o fez perder a visão do olho direito, o que o fez confidenciar, ao se utilizar apenas do olho esquerdo, que:
- Eu digo que é minha consagração como esquerdista.
Além de Barbosa Lima, o cenário político teve glaucomatosos como o presidente Jânio Quadros, que estava sempre acompanhado pelos seus célebres óculos de armação preta e o Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro que foi acometido pelo glaucoma na época em que colaborava com o governo Getúlio Vargas.
Em um cenário político mais recente, o democrata David Paterson se tornou o primeiro governadorcego dos EUA, ao substituir o então governador que se envolvera com escândalos sexuais. Paterson teve uma infecção nos olhos nos primeiros meses de vida, o que o fez ter baixa visão, sendo cego do olho esquerdo e tendo 5% do olho direito. Descobriu ter um glaucoma agudo secundário que o fez passar por cirurgias para baixar a PIO e se livrar das fortes dores e desmaios que estava tendo e que é comum nesse tipo específico de glaucoma.
O cantor Élvis Presley, no final de sua carreira, também foi acometido por uma infecção no olho que o fez sentir fortes dores e que acarretou um glaucoma secundário. Por volta dos 40 anos passa por cirurgia que resulta em cegueira parcial que se somava a diversos outros problemas de saúde que o acompanharam até ser encontrado morto aos 42 anos.
O escritor irlandês James Joyce enfatizava o aspecto sonoro da linguagem, em detrimento de descrições mais visuais, por causa de seu glaucoma. Seu último livro foi praticamente ditado para seu assistente e ele usava peças curiosas como um tapa-olho do tipo de pirata, além do hábito de usar cinco relógios de pulso que marcavam a mesma hora.
Considerado o maior poeta inglês depois de Shakespeare, John Milton ficou totalmente cego aos 44 anos por causa do glaucoma e também ditava os seus versos para a sua filha ou secretários. A sua maior obra - "Paraíso Perdido" – foi ditada durante estes anos de cegueira.
Bach e Handel, dois dos maiores gênios da história da música, protagonizaram um episódio intrigante. Os dois, no final da vida, começaram a perder a visão, o primeiro por causa da catarata e o segundo por causa do glaucoma. Apesar de viverem na mesma época e na mesma região, não chegaram a se conhecer pessoalmente. Os dois optaram então pela cirurgia nos olhos.
Em 1749, John Taylor, médico especializado em oftalmologia, encontrava-se de passagem por Leipzig, na Alemanha, e operou os olhos de Bach. O procedimento foi um fracasso e Bach perdeu a visão. Depois disso, A má reputação de Taylor, que já era conhecida, se alastrou ainda mais. Ainda assim, dois anos depois, Handel se submeteu à cirurgia com o mesmo médico, encontrando um destino similar ao de Bach.
Fonte: http://www.vejam.com.br/node/51#comment-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário