domingo, 6 de dezembro de 2009

Recursos Tecnológicos

Os meios informáticos facilitam as atividades de educadores e educandos porque possibilitam a comunicação, a pesquisa e o acesso ao conhecimento.
Existem programas leitores de tela com síntese de voz, concebidos para usuários cegos, que possibilitam a navegação na internet, o uso do correio eletrônico, o processamento de textos, de planilhas e uma infinidade de aplicativos operados por meio de comandos de teclado que dispensam o uso do mouse.
Entre os programas mais conhecidos e difundidos no Brasil, destacamos:

DOSVOX: sistema operacional desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui um conjunto de ferramentas e aplicativos próprios além de agenda, chat e jogos interativos. Pode ser obtido gratuitamente por meio de “download” a partir do site do projeto DOSVOX:

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox

VIRTUAL VISION: é um software brasileiro desenvolvido pela Micropower, em São Paulo, concebido para operar com os utilitários e as ferramentas do ambiente Windows. É distribuído gratuitamente pela Fundação Bradesco e Banco Real para usuários cegos. No mais, é comercializado. Mais informações no site da empresa:

http://www.micropower.com.br/

JAWS: software desenvolvido nos Estados Unidos e mundialmente conhecido como o leitor de tela mais completo e avançado. Possui uma ampla gama de recursos e ferramentas com tradução para diversos idiomas, inclusive para o português. No Brasil, não há alternativa de subvenção ou distribuição gratuita do Jaws, que é o mais caro entre os leitores de tela existentes no momento. Outras informações sobre esse software estão disponíveis em:

http://www.lerparaver.com
http://www.laramara.org.br/

Existem, ainda, outras ferramentas que possibilitam a produção de livros em formato digital, em áudio e em braille. É o caso, por exemplo, de scanner, de programas de reconhecimento óptico de caracteres para a digitalização de textos e programas que permitem converter o texto digitalizado em arquivo de áudio. Além disso, há programas magnificadores de tela, geralmente, conjugados com síntese de voz, desenvolvidos para quem tem baixa visão. É necessário que essas ferramentas estejam disponíveis no âmbito do sistema escolar, nos serviços e centros de apoio que visam promover a inclusão escolar e social.
Os laboratórios de informática, os tele centros e os programas de inclusão digital devem contar com meios informáticos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão, porque o uso de computadores e de outros recursos tecnológicos são tão fundamentais para elas quanto os olhos são para quem enxerga.

DVWiki: A primeira enciclopédia colaborativa para deficientes visuais! A DVWiki é uma enciclopédia virtual colaborativa com o objetivo de democratizar e registrar páginas sobre deficiência visual: sites de apoio, textos e artigos, acessibilidade, ferramentas, dicas e links sobre o assunto. Procura reunir perguntas frequentes em um só lugar, facilitando a divulgação, o estudo, a pesquisa e o conhecimento sobre o tema.
Obtido em "http://intervox.nce.ufrj.br/~dvwiki/index.php/P%C3%A1gina_principal"

Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Fico feliz por fazer parte de um momento tão importante na história da humanidade. Com toda certeza os avanços tecnológicos tem contribuido e muito para a inclusão das pessoas com déficit visual. As ferramentas tecnológicas quando bem utilizadas contribuem de forma benéfica para este processo. Parabén colega pela performance do blog!!!

    ResponderExcluir