domingo, 6 de dezembro de 2009

Indicadores mais comuns que sugerem investigação oftalmológica em crianças de idade escolar

Existem indícios que, se observados, podem sugerir uma consulta ao oftalmologista. Os mais comuns são:
• Segurar habitualmente os livros muito próximos ou muito afastados dos olhos na leitura;
• Inclinar a cabeça para frente ou para um dos lados durante a leitura, com o intuito de ver melhor;
• Franzir ou contrair o rosto na leitura à distância;
• Fechar um dos olhos para ver melhor um objeto ou ler um texto;
• “Pular” palavras ou linhas na leitura em voz alta;
• Confundir letras na leitura ou na escrita;
• Trocar ou embaralhar letras na escrita;
• Não ler um texto na seqüência correta;
• Queixar-se de fadiga após a leitura;
• Apresentar desatenção anormal durante a realização das tarefas escolares;
• Reclamar de visão dupla ou manchada;
• Queixar-se de tonteiras, náuseas ou cefaléia durante ou após a leitura;
• Apresentar inquietação, irritação ou nervosismo excessivo após prolongado e intenso esforço visual;
• Piscar os olhos excessivamente ou lacrimejar, sobretudo durante a leitura;
• Esfregar constantemente os olhos e tentar afastar com as mãos os impedimentos visuais;
• Sofrer quedas, esbarrões e tropeços freqüentes sem causa justificada.

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